Cátia Guimarães
Cátia Guimarães nasceu em Angra do Heroísmo, onde frequentou a Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, área de Artes. Simultaneamente frequentava cursos de desenho na Oficina d’ Angra, espaço onde se reúnem e expõem artistas.
Em 1999 inicia o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2003, o curso de Arte-Terapia na Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, curso que vê na arte, nos seus meios materiais, uma forma de objectivar e materializar pensamentos e desejos, facilitando a progressão na terapia. Em 2004, expôs no Centro Cultural de Angra do Heroísmo. Em 2005, uma exposição individual no Teatro Faialense (cidade da Horta). No início de 2006, participou numa exposição colectiva na Casa dos Açores em Lisboa. Simultaneamente participou na exposição itinerante dos Finalistas de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que teve a sua primeira apresentação na galeria do Palácio das Galveias, em Lisboa; seguindo posteriormente, a mesma, para a Universidade de Aveiro e para a Cooperativa Árvore, na cidade do Porto; exposição que finalizou a sua apresentação na Faculdade de
Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito do concurso LabJovem (Açores), foi premiada com uma bolsa na área de Artes-Plásticas e com a participação numa exposição itinerante, nas ilhas açorianas.
|