No seguimento dum convite dirigido pela Casa da Cultura da Terceira a Mário Cabral, visando um melhor conhecimento da obra gráfica do escritor e poeta terceirense, surgiu o projecto EUDEMIM: o Retorno ao Belo (Sinestesias) . Trata-se, como o próprio nome indica, da colecção de desenhos feita em sintonia com o folhetim que foi publicado em 2004 no jornal aUnião . No acto da inauguração da exposição, a ter lugar na Carmina Galeria pelas 18H00 do Sábado dia 28 de Maio de 2005, será lançado o romance O Acidente , a quarta obra literária de Mário Cabral, cuja capa integra uma das peças expostas, havendo no interior, completamente integrados na trama do livro, outros desenhos da mesma exposição. O próprio autor fará a apresentação da sua criação sinestésica.

O AUTOR Nota Biográfica

MÁRIO CABRAL Natural da ilha Terceira, Açores (1963), licencia-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1986), onde prepara o Doutoramento sob a orientação do Professor Doutor Paulo Borges: Via Sapientiæ: da Filosofia à Santidade – a Matriz Cristã do Pensamento Contemporâneo Português a partir de Delfim Santos, Teixeira de Pascoaes e Agostinho da Silva . Para além das publicações científicas, tem publicadas as seguintes obras de Literatura: Histórias duma Terra Cristã (Crónicas, Horta: 1995); O Meu Livro de Receitas (Poesia, Guimarães: Pedra Formosa , 2000), O Livro das Configurações (Romance, Porto: Campo das Letras, 2001) e O Acidente (Romance, Porto: Campo das Letras, 2005). Está traduzido para castelhano ( Ventana a la Nueva Poesía Portuguesa , México: Desierto, 2001) e para Inglês ( On a Leaf of Blue: Bilingual Anthology of Azorean Contemporary Poetry , Berkeley: Institute of Governmental Studies Press – University of Califórnia, Berkeley, 2003). Mário Cabral também é pintor, com exposições feitas em Lisboa e na Terceira.

A editora CAMPO DAS LETRAS

Fundada em 1994, tem-se afirmado no mercado editorial português como uma editora com intervenção regular no domínio da literatura, poesia, literatura infantil e juvenil e, de modo particular, na área de temas políticos e sociais da actualidade, do ensaio sobre problemas económicos e questões políticas internacionais. Editora independente, procura divulgar alguns daqueles temas, daquelas obras e daqueles autores, que a lógica estrita do mercado tem conduzido a um quase esquecimento.

 

A inauguração da Exposição Eudemim: o Retorno ao Belo (sinestesias)




mais...