Manoel Barbosa
Manuel Barbosa nasceu em 1953, em Rio Maior. Vive e trabalha em Lisboa. Actividade: pintura, performance art, instalação, vídeo art.
Nos anos setenta foi um dos introdutores em Portugal da Performance Art, Instalação e Vídeo art.
Conferências e comunicação sobre artes perfornativas, nomeadamente no Pallazo dei Diamanti, Ferrara; Universitat de Barcelona; Faculdade de belas artes, Lisboa; 5ème Symposium International d’Art performance, Lyon; Universidade de São Paulo; ACARTE/Fundação C.Gulbenkian, Lisboa; Faculdade de Belas Artes, Porto; Art i Acció-Entre la Performance i l’Objecte 1949-1979, Barcelona.
Co-organizador do I e II Festival Internacional de Arte Viva, Almada. Organizou Esquiss’Arte-Mostra Internacional do Esquisso/Projecto para Performance, Instalação, Arte Vídeo. Concebeu e Dirigiu Perform’Arte-I Encontro Nacional de Performance.
Criou e apresentou performances nomeadamente em: Centre Georges Pompidou, Paris; ICA-Institut of Comtemporary Arts, London; XII Biennale de Paris; 5ème Symposium International d’Art performance. Lyon; ACARTE/Fundação C.Gulbenkian, Lisboa; FIAC’80, Grand Palais, Paris; AVE – International Audiovisueel Experimenteel Festival, Arnhem; Galerie Diagonale, Paris; Festival Internazionale di Performance Instalazionni, Arte Vídeo, Ferrara; I, II, III Festival Internacional de Arte Viva, Almada; Galerie Diagonale, Paris; Galeria Espaço Lusitani, Porto; Musée d’Art Moderne de Strasbourg; Premier Festival International de la Performance de Paris; etc..
Nos Açores: Teatro Angrense e Castelo de São João Baptista, Angra do Heroísmo; Vulcão dos Capelinhos – Casa Grende, Horta; Academia das Artes, Ponta Delgada.
Instalação, Vídeo Art, Pintura (desde 1970), destacando-se: 100 anos de Pintura Portuguesa,itinerante, Portugal; Portaits a Propos du Mai 68, Galeria DADA, Paris; Boston Art Gallery, Boston; Frankfurter Kunst Union, Frankfurt; Outras formas – Outra Comunicação, S.N.B.A., Lisboa; Panorama das Galerias, Galeria Nacional de Arte Moderna, Lisboa; Bill Balkan Gallery, New York; Cavellini Art Inc. Galleries, Milano, New York, Tokyo; ACA Gallery, New York; Nucleus-I, XVI Bienal de Arte de São Paulo; MadiArte, Galleria Duchessa di Galliera, Genova; Mediterranean Environment, Universitat de Barcelona; Vídeo Art in Europe and Japan, Pallazo dei Diamanti, Ferrara; Prespectivas Actuais da Arte Portuguesa, S.N.B.A., Lisboa; Olimpic Games, Music & Orwell’s, Base 2 Gallery, Los Angels; Kein Krieg in Meiner Stadt, Minden; Kunst zum Uberleben, Bergkamen; M-Art, Wienner Secession, Wien; Arte dos Aos 80, S.N.B.A., Lisboa; Video Art Made in Europe, itinerante por San Francisco, Fresno, Los Angels; Boston; Potland, Oakland; Valdssungdomsaret 1985, Postmuseum, Stokholm; Diferença/Diálogo, Galeria Diferença, Lisboa; III Exposição de Artes Plásticas da Fundação C.Gulbenkian, Lisboa; Showcase-Florence European Capital of Culture, Firenze; Vídeo Art, Goethe Institut, Lisboa; Audiovisual Lisboa’88, Forum Picoas, Lisboa; Komai Gallery, Tokyo; Masks, Museum of Contemporary Arts, Athens, Fórum de Arte Comtemporânea, Lisboa; II Sogno, Firenze; etc.
Representado em museus, fundações, institutos, outras instituições, colecções particulares em Lisboa, Porto, Milano, Roma, Toronto, New York; Berlin, Paris; London; Tokyo, Los Angels, Barcelona, Osaka, Frankfurt, Madrid, Wien, Rotterdam, Bruxelles, San Francisco, Amesterdam, Lyon, Bonn, Helsinki, Ferrara, Copenhagen, etc..
Dirigiu Workshops sobre Performance Art em Portugal, França, Itália, Espanha.
Bibliografia (selecção): Arte Portuguesa do Século XX., Rui Mário Gonçalves, Temas & Debates, Lisboa, 1999; El Arte del Siglo XX en sus Exposiciones, 1945-1995, Anna M. Guasch, Ediciones del Serbal, Barcelona, 1997; História da Arte Portuguesa, Paulo Pereira/Isabel Carlos, Círculo de leitores, Lisboa, 1995; Performance Art Encyclopaedia, ed. MAC, San Francisco, 1993; Performance/ II Corpo, ed. C.A. Inc., Milano, 1990. |